Monotrilho

Confira as diferenças nos interiores dos monotrilhos das linhas 15 e 17

Nesta sexta-feira, 26 de março de 2022, o governo de São Paulo apresentou o primeiro trem da Linha 17-Ouro. A composição cabeça de série foi fabricada pela BYD, e segue em testes na China, sem previsão de chagada ao Brasil.

No canal do Via Trolebus no YouTube é possível ver imagens dessa composição:

YouTube video

Quando operar, a Linha 17 será o segundo monotrilho a levar passageiros na malha metroferroviária, junto com a Linha 15-Prata, que opera há sete anos.

O material rodante da Linha 15 foi fabricado pela Bombardier, e há diferenças no layout interno entre as duas frotas. Confira:

Frente da composição

No trem da Linha 15-Prata, há uma estrutura que abriga o painel de controle, quando há a necessidade de operar o veículo em manual. Provavelmente esta estrutura abriga em baixo o pneu de carga:

Foto: Diário dos Trilhos

Já nos trens da Linha 17 há assentos alocados em direção a ponta da composição:

Passagem livre entre carros

Nos trens da Linha 15 há uma estrutura que ocupa mais da metade do espaço:

Foto: Márcia Alves / Metrô SP

Já nos novos trens da BYD há um espaço maior para os passageiros:

Abertura das janelas

As janelas dos trens da Linha 15 são inteiriças:

Já nos trens da linha 17 há aberturas para ventilação em caso de falha no ar condicionado:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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