Nesta sexta-feira, 26 de março de 2022, o governo de São Paulo apresentou o primeiro trem da Linha 17-Ouro. A composição cabeça de série foi fabricada pela BYD, e segue em testes na China, sem previsão de chagada ao Brasil.
No canal do Via Trolebus no YouTube é possível ver imagens dessa composição:
Quando operar, a Linha 17 será o segundo monotrilho a levar passageiros na malha metroferroviária, junto com a Linha 15-Prata, que opera há sete anos.
O material rodante da Linha 15 foi fabricado pela Bombardier, e há diferenças no layout interno entre as duas frotas. Confira:
Frente da composição
No trem da Linha 15-Prata, há uma estrutura que abriga o painel de controle, quando há a necessidade de operar o veículo em manual. Provavelmente esta estrutura abriga em baixo o pneu de carga:
Já nos trens da Linha 17 há assentos alocados em direção a ponta da composição:
Passagem livre entre carros
Nos trens da Linha 15 há uma estrutura que ocupa mais da metade do espaço:
Já nos novos trens da BYD há um espaço maior para os passageiros:
Abertura das janelas
As janelas dos trens da Linha 15 são inteiriças:
Já nos trens da linha 17 há aberturas para ventilação em caso de falha no ar condicionado: