O governo do Estado de São Paulo deve realizar audiência publica para aquisição de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo. O evento será realizada no dia 17 de março de 2022 às 14:30 horas, no auditório do Bloco ‘L’ do Pátio Jabaquara da Companhia.
É um passo que precede a concorrência para a compra das composições, que deve ocorrer nas próximas semanas, e com base nas aquisições anteriores e compras de outras operadoras, podemos ter uma ideia dos itens que podem ser exigidos no edital:
1 – Passagem livre entre os carros
O chamado gangway, a passagem livre entre os carros, já é comum nos novos trens da CPTM, e esteve presente nas frotas P e M, adquiridas pela companhia. A funcionalidade deve estar presente nos novos trens.
2 – Ar condicionado
Outro item que já vem sendo usado há mais de uma década nos novos trens é o ar condicionado. Nos anos 2000, a maior parte das composições não tinham o equipamento, e hoje apenas os trens da frota E, que serão aposentados, não contam com os climatizadores.
3 – Sistemas antivirais
Uma das novidades que poderá ser adotada, com base nas aquisições que vem sendo feitas em metrôs do mundo, são os sistemas antivirais, como equipamentos de ar condicionado adaptado e superfícies que ajudem na desinfecção dos trens.
4 – Painéis em cima da porta
Uma novidade que está presente nos trens mais novos da CPTM são painéis em cima da frota, no lugar dos mapas de adesivo. A novidade poderá ser adotada pelo Metrô, uma vez que facilita a atualização de mapas, sem depender de novas impressões.
comentários