Recordar é viver

Como era a operação de trens metropolitanos da CPTM até Paranapiacaba

Até o ano de 2001, quem visitava a Vila de Paranapiacaba tinha como opção os trens metropolitanos da CPTM. A estação aberta com o nome de Alto da Serra em 1867, já atendia passageiros desde o século 19. Atualmente, o passageiro tem apenas ônibus da EMTU a disposição, ou Expresso Turístico da CPTM, com pouquíssimos horários.

Segundos relatos históricos, no período de operação da CPTM, o trecho entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba era feito com extensão operacional, com composições menores (menos carros) e com menos horários que o trecho principal até a Luz.

Depois de 2001, o serviço passou a ser operado apenas aos finais de semana, sendo desativado pouco tempo demais.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

A história da vila histórica

A estação de Paranapiacaba, aberta com o nome de Alto da Serra em 1867, foi feita em meio a um pátio de operações do sistema de cabos implantado pelos ingleses em 1867.

Por volta de 1900, uma segunda estação, diferente e maior do que a original, foi construída. Em 1907, o nome da vila foi trocado para Paranapiacaba, “lugar de onde se avista o mar”. O nome da estação, entretanto, permaneceu como Alto da Serra até 1945, quando foi alterado para Paranapiacaba.

Em janeiro de 1981, um incêndio destruiu o prédio da antiga estação; desde 1977, entretanto, uma nova estação, mais simples, já estava funcionando em local próximo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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