Metrô

Alstom vai fabricar no Brasil trens da Linha 7 do Metrô de Santiago

A Alstom informou que estabeleceu um contrato de 355 milhões de euros para fornecer seu sistema de sinalização Urbalis CBTC, 20 anos de manutenção e 37 trens Metropolis para o Metrô de Santiago, no Chile. A frota vai servir a Linha 7, prevista para ser inaugurada até o final de 2027.

“Esse contrato é a validação das inovações e tecnologias avançadas de mobilidade inteligente e sustentável da Alstom. Nosso sistema de trens e de sinalização não só vai melhorar a qualidade da mobilidade e do transporte no Chile, garantindo um transporte confiável, seguro e acessível, mas também fornecerá à cidade de Santiago uma alternativa eficiente e ambientalmente amigável de transporte terrestre para milhões de passageiros”, diz Denis Girault, diretor administrativo da Alstom no Chile.

Serão trens automáticos de 102 metros de comprimento e capacidade para transportar até 1.250 pessoas. Os carros terão 4 portas largas de cada lado para facilitar o embarque e desembarque dos usuários. Serão produzidos em sua fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba, com os primeiros carros previstos para serem entregues em 2025.

A Linha 7 do Metrô de Santiago terá 26 quilômetros de extensão e 19 estações. As áreas pelas quais passará são sete: Renca, Cerro Navia, Quinta Normal, Santiago, Providencia, Vitacura e Las Condes; três deles são incorporados pela primeira vez à rede metroviária (Renca, Cerro Navia e Vitacura), beneficiando uma população estimada de 1 milhão e 365 mil habitantes. Quando a Linha 7 estiver operacional, o tempo de viagem esperado entre as futuras estações é estimado em 37 minutos, o que significa uma redução de 54% no tempo de viagem em comparação com o que leva hoje por meio do sistema de ônibus (aproximadamente 80 minutos). O valor do investimento da Linha 7 é de US$ 2,528 milhões.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus