A Volvo anunciou a comercialização de novos ônibus para Santiago, no Chile. Serão 472 ônibus convencionais e 92 articulados, que correspondem a 87% da nova frota Euro 6 licitada da cidade.
Os veículos serão operados pela RedBus, uma das empresas concessionárias que já compõem a Red Metropolitana de Movilidad, e pela Metropol, tradicional operador argentino que está incursionando internacionalmente neste processo no Chile.
A nova licitação estabeleceu novos parâmetros para a Red Metropolitana de Movilidad trouxe inovações. Houve separação entre as empresas proprietárias dos ônibus, chamados de “Provedores de Frota” (Capex) e as empresas que irão operar os veículos, chamados de “Operadores de Frota” (Opex). O primeiro grupo garante o fornecimento dos ônibus, enquanto o segundo se dedica a colocar os veículos para rodar no dia a dia, incluindo sua manutenção.
As 92 unidades articuladas são do modelo B8R articulado, iguais às 200 unidades entregues pela marca para Santiago no ano passado. É um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros e motor traseiro de 8 litros. Os demais 472 ônibus também são do modelo Volvo B8R com entrada baixa, só que na configuração convencional, para 78 ou 95 passageiros, dependendo da configuração interna.
Os chassis serão produzidos nas fábricas da marca em Curitiba (Brasil) e Borås (Suécia). As carrocerias do operador RedBus serão fornecidas pela Marcopolo, produzidas em Caxias do Sul (RS) e as carrocerias do operador Metropol serão fornecidas pela Caio, produzidas em Botucatu (SP).