Luana
Trens Urbanos

ViaMobilidade pode ser multada após falha na Linha 9-Esmeralda

Após uma falha no sistema de energia que durou mais de 12 horas na Linha 9-Esmeralda, do sistema de trens metropolitanos, a ViaMobilidade pode ser multada.

A linha que liga as estações Osasco e Mendes Vila Natal, passando por Grajaú, ficou inoperante em um grande período do dia, em um trecho, e os passageiros tiveram que utilizar os ônibus do sistema PAESE.

De acordo com nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a multa pode chegar a R$ 4 milhões, após apuração da pasta. Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) fiscaliza e monitora os serviços prestados pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Em caso de interrupção total do serviço, é necessária a apuração dos fatos e, se confirmado, a aplicação das penalidades previstas em contrato.

De acordo com o contrato assinado pela concessionária, a multa pela interrupção total do serviço é em torno de 4 milhões, dependendo do intervalo de parada da linha. A porcentagem de aplicação do valor da multa varia de acordo com o tempo de paralisação, sendo de 30 a 60 minutos 25%, de 60 a 120 minutos 50% e, acima de 120 minutos, 100%.”

A linha teve problemas por volta das 4h50 da manhã, e a operação foi normalizada as 18 horas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus