O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, e o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, participam nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, da cerimônia de início das obras do BRT-ABC, em São Bernardo do Campo.
O eixo de transportes deve servir aos moradores do Grande ABC e conectará os municípios de São Paulo, São Caetano, São Bernardo do Campo e Santo André.
As obras receberão investimentos de R$ 860 milhões e, quando concluído, o novo sistema de transporte metropolitano terá capacidade para transportar 173 mil pessoas por dia.
O projeto foi anunciado no lugar do monotrilho da Linha 18-Bronze. Foi a alternativa que a administração estadual encontrou para tirar do papel a promessa de ligação entre as regiões. O corredor de ônibus é mais barato, porém com menor capacidade, mais lento e não integrado no ponto de vista da tarifa com o restante da malha metroferroviária.
Além disso, o BRT será gerido pela mesmo empresa que opera o corredor São Mateus-Jabaquara, além de grande parte das linhas intermunicipais da região, concentrando em um só grupo as operações.
comentários