Estações da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo devem ficar fechada neste domingo, 13 de fevereiro de 2022, até por volta das 7 horas da manhã.
Os passageiros devem ser atendidos pelo sistema PAESE, com ônibus gratuitos, e o fechamento será para testes no sistema de sinalização. Os trens devem operar neste período sem passageiros, mas no sistema CBTC, que está sendo implantado na linha.
Prazos adiados
A modernização do sistema de sinalização e implantação do CBTC (Communications-Based Train Control – Controle de Trens Baseado em Comunicação) nas linhas 1, 2 e 3 o Metrô de São Paulo teve seu contrato assinado com a Alstom em julho de 2008, e até 2022 apenas está operacional no eixo de transporte que liga a Vila Prudente e a Vila Madalena.
O acordo entre a operadora e a multinacional francesa já foi alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo, sobre o perdão de uma dívida estimada em R$ 116 milhões. Além do perdão da multa, o governo paulista também aceitou que o CTBC seja entregue pela Alstom até 2021. Sobre promessas da atual gestão, o prazo era até 2020, e depois acabou sendo postergado até 2021.
De acordo com publicação do site Metrô/CPTM, “o Metrô teria solicitado adaptações para que o CBTC funcionasse de forma mais parecida com o ATC enquanto a Alstom, multada, reclamava que nunca havia instalado um sistema assim em uma linha em operação.”
No relatório de empreendimentos da companhia, datado do mês de dezembro, a funcionalidade na Linha 1-Azul teve o cronograma atualizado para fevereiro de 2022, assim como o funcionamento das portas de plataforma nas duas estações terminais. Já na Linha 3, o prazo segue em julho de 2022, assim como as divisórias de vidros nas paradas das pontas.
“O contrato com a Alstom, referente à modernização dos Sistemas de Telecomunicações e Sinalização
das Linhas 1, 2 e 3 foi retomado em 11/02/2016, em um acordo homologado no Juízo Arbitral”, diz trecho do documento.