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Governo de São Paulo promete entregar BRT ABC em 2023

O secretário dos transportes metropolitanos, Paulo Galli, informou durante coletiva de imprensa nesta manhã, que as obras do BRT ABC deve ser entregue em 2023. As primeiras intervenções começaram na região do Terminal São Bernardo. “Começamos pelo terminal ABC, então a primeira obra se inicia aqui. Outras certidões saem a partir de agora e licenciamento também. Então nós vamos ter vários canteiros”, disse o titular da pasta. O processo de implantação, no entanto, em outras frentes do corredor ainda está em fase de desapropriações.

As obras

Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, o Governo do Estado de São Paulo inicia as obras do BRT ABC, um corredor de ônibus elétricos que deve ligar São Bernardo do Campo e São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

O meio de transporte foi anunciado no lugar do monotrilho da Linha 18-Bronze. Foi a alternativa que a administração estadual encontrou para tirar do papel a promessa de ligação entre as regiões. O corredor de ônibus é mais barato, porém com menor capacidade, mais lento e não integrado no ponto de vista da tarifa com o restante da malha metroferroviária.

As pistas exclusivas terão 17,3 km, 20 estações e três terminais. Haverá três tipos de atendimentos, sendo a linha paradora, a semi-expressa e expressa. O tempo de percurso da linha expressa será de 40 minutos.

Pontos de parada da linha paradora: Terminal São Bernardo do Campo; Estação Metrópole; Estação Aldino Pinotti; Estação Abrahão Ribeiro; Estação Senador Vergueiro; Estação Winston Churchill; Estação Vila Vila Vivaldi; Estação Fundação do ABC; Estação Afonsina; Estação Rudge Ramos; Estação Instituto Mauá; Estação Vila Império; Estação Jardim São Caetano; Estação Estrada das Lágrimas; Estação Cerâmica; Estação CEU Meninos; Estação Goiás; Estação Almirante Delamare; Estação Alcatis; Estação Albano Morais; Terminal Tamanduateí; Estação Rua do Grito; Terminal Sacomã. Intervalo: oito minutos no horário de pico.

Pontos de parada da linha semi-expressa: Terminal São Bernardo do Campo; Estação Winston Churchill; Estação Afonsina; Estação Instituto Mauá; Estação Cerâmica; Estação Goiás; Terminal Tamanduateí; Terminal Sacomã. Intervalo: três minutos no horário de pico.

Pontos de parada da linha expressa: Terminal São Bernardo do Campo; Terminal Tamanduateí; Terminal Sacomã. Intervalo: quatro minutos no horário de pico.

O BRT deve ser atendido por um frota de 82 ônibus elétricos articulados de 23 metros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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