YouTube video
Trens Urbanos

Entenda o fogo proposital nos trilhos enquanto trens operam

A cena mostra fogos em trilhos enquanto trens passam. Não se trata de um protesto e sim de um sistema para manter o serviço em pleno funcionamento em condições climáticas severas, como o frio de 50 graus negativos.

O exemplo mais conhecido é a operadora Metra de Chicago, onde aquecedores a gás foram instalados ao lado dos trilhos para mantê-los aquecidos. A companhia também adota sistema de aquecimento por ventiladores de ar quente, para manter as vias aquecidas.

Com as baixas temperaturas, trilhos podem se “separar”, já que o frio intenso pode acarretar no fenômeno do “encolhimento” do material, geralmente com temperatura abaixo de zero. Fogo nos trilhos pode significar expansão do metal e faz com que os trilhos voltem a se unir.

No caso de Chicago, após o evento é preciso que a equipe de manutenção entre em campo para corrigir eventuais imperfeições na via.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus