EMTU

Como será a operação do BRT ABC?

Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, o Governo do Estado de São Paulo inicia as obras do BRT ABC, um corredor de ônibus elétricos que deve ligar São Bernardo do Campo e São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

O meio de transporte foi anunciado no lugar do monotrilho da Linha 18-Bronze. Foi a alternativa que a administração estadual encontrou para tirar do papel a promessa de ligação entre as regiões. O corredor de ônibus é mais barato, porém com menor capacidade, mais lento e não integrado no ponto de vista da tarifa com o restante da malha metroferroviária.

As pistas exclusivas terão 17,3 km, 20 estações e três terminais. Haverá três tipos de atendimentos, sendo a linha paradora, a semi-expressa e expressa. O tempo de percurso da linha expressa será de 40 minutos.

Pontos de parada da linha paradora: Terminal São Bernardo do Campo; Estação Metrópole; Estação Aldino Pinotti; Estação Abrahão Ribeiro; Estação Senador Vergueiro; Estação Winston Churchill; Estação Vila Vila Vivaldi; Estação Fundação do ABC; Estação Afonsina; Estação Rudge Ramos; Estação Instituto Mauá; Estação Vila Império; Estação Jardim São Caetano; Estação Estrada das Lágrimas; Estação Cerâmica; Estação CEU Meninos; Estação Goiás; Estação Almirante Delamare; Estação Alcatis; Estação Albano Morais; Terminal Tamanduateí; Estação Rua do Grito; Terminal Sacomã. Intervalo: oito minutos no horário de pico.

Pontos de parada da linha semi-expressa: Terminal São Bernardo do Campo; Estação Winston Churchill; Estação Afonsina; Estação Instituto Mauá; Estação Cerâmica; Estação Goiás; Terminal Tamanduateí; Terminal Sacomã. Intervalo: três minutos no horário de pico.

Pontos de parada da linha expressa: Terminal São Bernardo do Campo; Terminal Tamanduateí; Terminal Sacomã. Intervalo: quatro minutos no horário de pico.

O BRT deve ser atendido por um frota de 82 ônibus elétricos articulados de 23 metros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus