Metrô SP Trens Urbanos

Alstom inicia capacitação de profissionais para trens das linhas 6, 8 e 9

A Alstom está em processo de fabricação de trens para os mercados nacional e internacional, e segundo comunicado da fabricante foi celebrada uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Taubaté, SP) para a capacitação de 75 profissionais que poderão atuar em uma das 700 posições abertas na cidade de Taubaté, na região do Vale do Paraíba em São Paulo.

A empresa recebeu mais de 10 mil currículos, sendo 150 selecionados para participarem de uma prova aplicada pelo SENAI Taubaté em dezembro. Desse total, 75 foram aprovados para participar de uma das três turmas de capacitação que iniciaram agora (uma matutina e duas noturnas) e, no final do curso, aproximadamente 47 profissionais serão contratados pela Alstom e empresas subcontratadas para atuar na Unidade Taubaté.

Até início de 2023, a Alstom e as empresas parceiras contratarão de forma gradual cerca de 500 pessoas capacitadas pelo SENAI Taubaté. Os postos de trabalho abertos são para atuar diretamente na produção de mais de 130 trens, sendo mais de 750 carros.

Os novos projetos Alstom que serão produzidos na fábrica da Alstom em Taubaté são:

  • Linhas 8 e 9 da Via Mobilidade: fornecimento de 36 trens Metropolis, com 8 carros cada;
  • Linha Universidades 6-Laranja de São Paulo: fornecimento de 22 trens Metropolis, com 6 carros cada;
  • Linha 5, Metrô de Bucareste, na Romênia: fornecimento de 13 trens Metropolis, sendo 78 carros ao todo;
  • Wanda ZS Line, metrô de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 35 trens Metropolis, com 4 carros cada;
  • Segunda Fase da Linha 2 Circular de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 29 trens Metropolis, com 4 carros cada.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus