Trem sem condutores são até comuns em sistemas de metrôs pelo mundo, mas há testes com ônibus sem motoristas. Há a expectativas de que este tipo de veículo ganhe espaço primeiro em ambientes fechados, como instalações industriais e aeroportos. Depois, em corredores exclusivos. A última etapa é testes no trânsito ao lado dos carros, o que já ocorre.
Há temor, no entanto, pela extinção de empregos. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Transporte dos EUA iniciou uma campanha contra os veículos autônomos. A ação começou depois que três cidades de Ohio iniciaram testes com a tecnologia.
1 – Espanha
Nas ruas de Málaga, sul da Espanha, um ônibus 100% elétrico dotado de sensores e câmeras, foi testado em um trajeto de 8 km seis dias na semana. O teste ocorreu em 2021.
2 – Brasil
Antes, em 2019, Curitiba experimentou o chamado sistema VIA Mobile 360 ADAS, que viabiliza a navegação de ônibus e outros veículos sem motoristas presenciais. Desenvolvida pela VIA Technologies, o recurso tem sido testado com êxito na China e a expectativa é que, após as experiências no Brasil, seja, em breve, adotado em grande escala.
Neste caso de Curitiba, quatro câmeras externas realizam uma visualização de 360º ao redor do veículo que é potencializada pelo ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), sensor localizado na dianteira do ônibus que, dotado de um software analítico, identifica e interpreta todas as variáveis envolvidas na condução, como distanciamento das faixas de rolagem, limite de velocidade da via e interpretação dos semáforos (se estão vermelhos ou verdes) e da sinalização.
3- Japão
Durante as Olimpíadas em Tóquio, no Japão, a Toyota testou os ônibus autônomos e-Palette para transportar os atletas dentro da Vila Olímpica. Os veículos elétricos sem motorista são do chamado nível 4 – segunda maior da classificação de segurança e “verdadeira autonomia”, conforme o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).
4 – Singapura
A Volvo Buses, junto com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, apresentou o seu primeiro ônibus autônomo, que utiliza sensores e um sistema baseado em inteligência artificial para guiar o veículo pelas ruas. Sua capacidade é para até 80 passageiros.
5 – Austrália
Sydney realiza testes com micro-ônibus autônomos em seu parque olímpico desde 2017. Em setembro de 2018, eles passaram a levar passageiros no Boulevard Olímpico, em viagens que podem atingir 40 km/h.