CPTM

Sites citam problemas na operação das Linhas 8 e 9 pela ViaMobilidade

Apesar de não ter assumido de forma oficial as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, já há a presença da ViaMobilidade na gestão das duas linhas, segundo pelo menos duas publicações da imprensa especializada, como os sites Diário dos Trilhos e Metrô/CPTM. A passagem do bastão oficial deve ocorrer no próximo dia 27.

O consórcio ViaMobilidade venceu o leilão das duas linhas ocorrido em 2021, e prevê investimentos na melhoria da operação, como um upgrade no sistema de sinalização, além da compra de novos trens.

E esta operação vem tendo problemas, de acordo com os textos. O primeiro cita que “quatro avanços de sinal vermelho, abertura de portas do trem no lado e carga de trabalho acima do ideal põe em risco o transporte ferroviário.

Já o segundo fala que “avanços de sinal, problemas na abertura de portas, dentre outras inconformidades são considerados eventos graves no contrato. A concessionária pode ser multada ou até mesmo ter a operação comercial adiada caso os problemas persistam”.

No caso da abertura no lado errado que ocorreu na estação Lapa da Linha 8-Diamante, não há registro de feridos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus