Três empresas operadoras de ônibus de Rio Branco estão com as atividades paralisadas deste este domingo, 16 de janeiro de 2022, por não conseguirem comprar combustível. O motivo é o colapso financeiro, causado por conta da pandemia.
De acordo com o Sindicato dos Transportes do Acre (Sinttpac) a decisão partiu da gestão das três empresas que operam na capital acreana.
“As empresas operadoras do sistema de transporte coletivo decidiram tomar uma decisão radical, recolheram os ônibus para a garagem, pegando toda a população de surpresa. Para os usuários do transporte público a Prefeitura deveria proceder a exclusão das operadoras na capital.” – disse comunicado da prefeitura.
Já o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Sindcol) informou que a “movimentação de passageiros por viagem não cobre minimamente os custos que as empresas precisam dispor para que os ônibus façam a sua rota completa, não havendo simetria entre os gastos por viagem suportado com a quantidade de passageiros transportados durante as mesmas viagens“.