Foto: Renato Lobo - Via Trolebus
CPTM

Linha 13-Jade da CPTM passa a operar com Operação Automática dos Trens

A Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, opera em ATO (Operação Automática dos Trens), de acordo com publicação do presidente da operadora, Pedro Moro, em uma postagem nas redes sociais.

Segundo Moro, as composições recebem comandos diretamente do CCO – Centro de Controle Operacional, como controle de velocidade, parada programada nas plataformas e abertura e fechamento de portas, além dele trazer a possibilidade de autorregulação do carrossel quando há necessidade. Isso significa que o controle pode “atrasar” ou “adiantar” uma composição para que todos os comboios operem em sinergia.

“Foram meses de trabalho para implantação do ATO nas vias, servidores do CCO, painéis de controle e console para a conexão com os trens. É um feito inédito da nossa operação, que vai ficando cada dia mais moderna, trazendo também conforto aos passageiros” – diz Moro.

A Linha 13 foi entregue em no dia 31 de março de 2018.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus