Metrô SP

Estudo decisivo para chegada do Metrô em Guarulhos é iniciado

Após a contratação do projeto básico da futura Linhas 19-Celeste do Metrô, que vai promover a ligação sobre trilhos entre os centros das cidades de Guarulhos e São Paulo, a operadora informou que emitiu na última quarta-feira, 12 de janeiro de 2022, a Ordem de Serviço para o Consórcio MNEPIE iniciar a elaboração dos estudos.

A partir de agora a empresa tem 20 meses para concluir todo o estudo que, segundo a estatal, é um dos mais importantes para a implantação de uma linha de metrô, definindo o formato final do traçado da linha e das estações, servindo para a contratação do projeto executivo e das obras, além do modelo de captação de recursos financeiros.

Por hora, o governo estadual não estabelece formalmente um prazo concreto para o início das obras, o que de certa forma frustra os futuros passageiros das duas maiores cidades do estado.

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 km de extensão e 15 estações no trecho inicial entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.

YouTube video

A demanda inicial estimada é de aproximada de 630 mil pessoas por dia no trecho Bosque Maia – Anhangabaú, possibilitando reduzir a emissão de 727 toneladas de poluentes, 75 mil toneladas de gases do efeito estufa por ano e 37 milhões de litros de combustível por ano. Quando pronta, a linha vai reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 para 30 minutos estimados.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus