Divulgação CPTM
CPTM

Estação Rio Grande da Serra ganha nova comunicação visual

A comunicação visual da estação terminal da Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM foi trocada. Rio Grande da Serra tem novas placas que indicam o destino, que no caso é Jundiaí a mais de 100 km do local.

Divulgação CPTM

A estação foi inaugurada com o nome de Rio Grande em 16 de fevereiro de 1867, construída de pau a pique e plataforma não ladrilhada. De 1953 a 1963 chamou-se Icatuaçu, tanto estação quanto o distrito, que pertenciam a Santo André. Emancipou-se como município com o nome de Rio Grande da Serra em 1964, nome atual.

De acordo com o site Estações Ferroviárias, o local deserto na época, era uma estação intermediária para alimentação de água das locomotivas e cruzamentos de trens.

Ligação com o Vale do Paraíba

Segundo a publicação, Rio Grande da Serra teria uma ligação com o Vale do Paraíba, projeto nunca executado, embora, em 1971, tenha sido aberta uma linha ligando o local à estação de Suzano, no ramal de São Paulo da EFCB.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus