Uma estação chamada Fragoso, que faz parte do ramal Vila Inhomirim, da SuperVia. Parece uma parada inexpressiva, mas se trata da estação de trem no município de Magé (RJ), sendo a mais antiga do país.
Fez parte da primeira estrada de ferro do Brasil e foi o ponto de destino, em 30 de abril, de 1854, da viagem inaugural da primeira locomotiva brasileira, a Baroneza, que levava a bordo o Imperador Dom Pedro II.
No fundo da baía de Guanabara, pertencente à vila da Estrella, era inaugurada a primeira estrada de ferro do país. De acordo com a Biblioteca Nacional, a inciativa para a construção de uma via férrea no país já tinha sido tentada em 1837 e 1839, mas não prosperou por diversos motivos, entre eles a falta de financiamento para as obras.
Em 1852, o comerciante, industrial e financista Irineu Evangelista de Sousa (futuro Visconde de Mauá) obteve a concessão para a construção e exploração da ferrovia. Com a “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis” iniciava as obras da primeira estrada de ferro brasileira e, dois anos depois, inauguraria seu primeiro trecho, de 14 quilômetros, parte de um projeto maior que visava comunicar a região cafeicultora do vale do rio Paraíba e de Minas Gerais ao porto do Rio de Janeiro.
No início da tarde daquele dia, após os discursos de Irineu Evangelista e do Imperador, a primeira locomotiva partiu da estação de Mauá. A viagem inaugural, até Fragoso, na raiz da serra da Estrella, onde foram recebidos com foguetes e aplausos, durou 23 minutos.