Estação Jundiaí | Foto: Renato Lobo
Trens Regionais

Já prevendo o TIC, Jundiaí faz intervenções viárias

A prefeitura de Jundiaí apresentou um novo sistema viário e ações de segurança para o bairro Corrupira, já prevendo a ampliação do serviço de trens de passageiros. A intervenção inclui a construção de um novo viaduto sobre a rodovia Geraldo Dias e uma nova via de acesso para a avenida Nicola Accieri, além dos trabalhos da Guarda Municipal para melhorar a segurança do bairro.

A cidade terá, além da Linha 7-Rubi, uma parada do Trem InterCidades (São Paulo-Campinas) e um trem parador da região até Campinas.

O novo viaduto será construído na altura da avenida André Costa e, por meio de uma nova marginal, dará acesso direto à avenida Nícola Accieri, ao lado da igreja e sem a necessidade de acessar a passagem inferior à ferrovia – sendo mais uma alternativa para o motorista, favorecendo a mobilidade na região.

“Viemos aqui hoje para apresentar o novo acesso ao bairro, após o projeto sofrer alterações em razão da implantação das linhas do Trem Intercidades (TIC). Isso atrasou os projetos da Prefeitura. Além disso, é importante esclarecer que estamos dependendo, para início da obra, de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão federal responsável pela concessão ferroviária. Estamos agendando reunião na ANTT para pedir a agilização dessa aprovação”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

17 intervenções do TIC na cidade

De acordo ainda com comunicado da administração municipal, a passagem inferior à ferrovia também passará por alterações para compatibilizar um novo acesso, futuramente, com leito mais largo e calçadas para pedestres, sob a linha por onde passará o TIC. Essa intervenção será feita com recursos do Governo do Estado e permitirá que veículos em diferentes sentidos passem pelo túnel ao mesmo tempo. Para a implantação do TIC serão necessárias 17 intervenções ao longo de todo o traçado da ferrovia na cidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios