Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
SPTrans

Prefeitura de São Paulo retoma projeto do BRT na Radial e mais outros corredores

A prefeitura de São Paulo anunciou obras de mobilidade urbana para o transporte coletivo no município. De acordo com o poder público, a primeira fase do plano prevê a construção dos corredores BRT Radial Leste I e II, Chucri Zaidan, e a requalificação de cinco corredores e faixas exclusivas de ônibus. Não há, no entanto, prazo para entrega das intervenções e nem quais os outros corredores a serem implantados.

As obras devem custar R$ 1,4 bilhão, quantia que será dividida igualmente entre os governos municipal e estadual. Não estão incluídas as desapropriações que a Prefeitura deverá fazer. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro as obras de mobilidade têm o foco na população mais periférica, aquela que mais necessita de transporte urbano público.

A meta é a implantação de 11 novas vias de ônibus, o que representa mais de 95 km de novas vias, 30 km de requalificação de corredores já existentes, além da construção de quatro novos terminais. Mais de 3 milhões de paulistanos devem ser beneficiados.

BRT Radial Leste

Segundo ainda a prefeitura, as tratativas para retomada das obras do BRT Radial Leste, que terá início no Centro da cidade, já foram iniciadas. Atualmente, estão sendo consolidadas as novas diretrizes do corredor para posterior licitação dos projetos. O eixo de transporte beneficiará mais de 185 mil pessoas por dia.

Os trabalhos serão executados em parceria entre as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), por meio da SPObras, e Transporte e Mobilidade Urbana, através da SPtrans.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus