O maior pátio do Metrô de São Paulo era inaugurado no dia 07 de março de 1987. Conta com uma área de 470 mil metros quadrados e 24km de vias, mais vias que a própria linha 3, que conta com 22km de extensão. O local é usado para estocagem, manutenções e limpeza dos trens da Linha 3-Vermelha.
Acima deste texto, o vídeo no canal do site no YouTube. São mais de 23 minutos da visita onde o editor economizou nos cortes.
Na semana passada o Via Trolebus esteve no local, e conheceu o o PIT (Pátio Itaquera), que é dividido em “blocos” (administrativo, de materiais, de pessoal de operação, de oficinas, das subestações elétricas e da manutenção de trens). Ao todo, são mais de 17.000 intervenções por ano, a maioria delas realizada de madrugada (da 1 às 4h), fora do horário da operação comercial.
Algumas fotos:
O local ainda abrigaria os trens que seriam usados em uma extensão do Metrô de Itaquera até Guaianazes. Inclusive haveria uma alça no viaduto que faz a ligação do Pátio com a Estação Corinthians-Itaquera, em direção ao leste, mas o trecho acabou ficando com a CPTM, que opera até hoje a Linha 11-Coral no trecho subterrâneo construído pelo Metrô.
Um ponto de destaque é a exposição de uma das máscaras de um trem antigo da Linha 3: