O Metrô de São Paulo concluiu a implantação da laje do segmento que vai abrigar o equipamento que permite os trens trocarem de via, na Vila Prudente. O chamado “track switch” é o nome do que seria o “aparelho de mudança de via – amv” para o monotrilho da Linha 15-Prata.
O fato foi informado pelo presidente da estatal, Silvani Pereira, nas redes sociais: “Concluímos mais uma importante etapa das obras da Linha-Prata: a execução das lajes do “track switch”, aparelho que permite a mudança de via pelos monotrilhos, na extensão oeste da estação Vila Prudente. A área, com 530 m de extensão, será utilizada para manobra dos trens e vai agilizar bastante a operação da linha, permitindo reduzir os intervalos e aumentar a oferta de viagens.”
Os trens que chegam de São Mateus, vão poder desembarcar os passageiros em Vila Prudente, depois manobram nesta área, e voltam a embarcar usuários no sentido contrário.
Extensão até Ipiranga
O trecho deve ser usado para os trens entre Vila Prudente e Ipiranga. O Metrô tem um prazo (técnico) de entregar a extensão até 2024. Já Silvani Pereira respondeu a um usuário no mesmo post que “neste estamos elaborando os projetos.”