Foto: Jornal Bem-Te-Vi
Trem de Carga Trens Regionais

Liminar pede a volta dos trens entre Santos e Cajati, no litoral Sul de São Paulo

Uma ferrovia com cerca de 200 quilômetros que margeia o litoral sul, parte da região de Registro até a cidade de Santos. O eixo de transporte está há pelo menos 18 anos desativado.

De acordo com o jornal “A Tribuna“, uma liminar pede que a ferrovia que liga a Baixada Santista e o Vale do Ribeiro, em São Paulo, concedida em 2015, seja retomada. O Ministério Público Federal pediu a justiça a volta do serviço. Em 2015 a justiça determinou que a então ALL – América do Sul Logística retomasse o trecho, ou pelo menos deixasse os trilhos operacionais.

O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977, reativado em 1983 e extinto definitivamente em novembro de 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.

Já a concessionária Rumo, que herdou a ferrovia, deve devolver o trecho após levantamento de ativos e passivos, que será realizado no ano que vem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O trecho entre Barreiros e Samaritá está contemplado para a terceira fase de expansão do VLT de Santos onde parte do pátio de Samaritá será reaproveitado para servir de pátio e CCO do VLT, mas os municípios da Baixada pleteiam sua expansão até o município de Peruíbe que faz parte da região metropolitana da Baixada Santista e o trecho restante serviria como um trem turístico regional.
    Como esse trecho será devolvido pela RUMO o governo estadual podia entregar ao projeto de Trens Intercidades a exemplo do trecho São Paulo – Campinas.

  • Enquanto o PSDB estiver no governo de São Paulo essa ferrovia nunca será reativada. Enquanto houver empresas de ônibus faturando muito com a exclusividade de transporte de passageiros na região, sendo a ValleSul uma delas, esqueçam qualquer chance de reativação.

Publicidade

Anúncios