Uma ferrovia com cerca de 200 quilômetros que margeia o litoral sul, parte da região de Registro até a cidade de Santos. O eixo de transporte está há pelo menos 18 anos desativado.
De acordo com o jornal “A Tribuna“, uma liminar pede que a ferrovia que liga a Baixada Santista e o Vale do Ribeiro, em São Paulo, concedida em 2015, seja retomada. O Ministério Público Federal pediu a justiça a volta do serviço. Em 2015 a justiça determinou que a então ALL – América do Sul Logística retomasse o trecho, ou pelo menos deixasse os trilhos operacionais.
O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977, reativado em 1983 e extinto definitivamente em novembro de 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
Já a concessionária Rumo, que herdou a ferrovia, deve devolver o trecho após levantamento de ativos e passivos, que será realizado no ano que vem.
comentários