Ônibus

Governo Federal da aval para novo Ligeirão elétrico Leste-Oeste de Curitiba

O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 22 de novembro de 2021, autoriza o financiamento a Curitiba, com garantia da União, para a implantação do Ligeirão Leste-Oeste, que terá ônibus elétricos. Há estudos para adoção de veículos tri articulados.

Curitiba poderá, com o aval federal, realizar contratação da operação de crédito do município junto ao New Development Bank (NDB). Resta ainda validação pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). A assinatura do contrato de financiamento entre a Prefeitura e o organismo financiador deverá ocorrer até dezembro, com data a ser definida.

“Daremos mais um importante passo na evolução do sistema de transporte coletivo de Curitiba, acreditando que podemos ser sempre mais sustentáveis e eficientes. A liberação dos recursos também evidencia que a Prefeitura mantém desde 2017 seu compromisso com a gestão responsável, o que permite que cuidemos bem dos curitibanos e da nossa amada cidade”, afirma o prefeito Rafael Greca.

O Ligeirão Leste-Oeste, entre Pinhais e Campo Comprido, prevê a reestruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte. Nesse itinerário serão implantados 44,8 Km de ciclofaixas e 66 paraciclos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus