VLT

Hyundai Rotem envolvida em projeto de VLT com célula de hidrogênio

Um projeto de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT de hidrogênio foi lançado pelo Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coréia do Sul, que tem como objetivo adaptar as tecnologias de hidrogênio automotivo existentes para uso ferroviário. A Hyundai Rotem será responsável pela integração dos sistemas.

“Embora sejamos líderes mundiais em tecnologia automotiva de hidrogênio, nossa transição para o hidrogênio em outras áreas do transporte tem se mostrado relativamente lenta”, disse um porta-voz do ministério.

A ideia está orçada em 42,4 bilhões de wons, com contribuições do governo na ordem de 28,2 bilhões de wons. O objetivo é produzir os subsistemas de hidrogênio e postos de abastecimento em 2022 e concluir um VLT protótipo em 2023, antes da produção em massa a partir de 2024.

As cidades de Ulsan e Dongtan podem ter os sistemas de transportes, e mercados da Europa e sudeste da Ásia estão na mira.

As células de combustível projetadas originalmente para carros Hyundai NEXO terão sua altura reduzida para montagem no teto do bonde, e os parceiros do projeto desenvolverão tubos flexíveis de alta pressão para conectar vários tanques de armazenamento de hidrogênio montados no teto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus