Ônibus

Campinas implanta nova faixa de ônibus permanente

Campinas por meio da Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) alteraram 600 metros de faixa preferencial em faixa exclusiva para ônibus na Avenida Senador Saraiva. O trecho abrange a pista externa da avenida, entre a Rua Barreto Leme e o Viaduto Miguel Vicente Cury. A via conta com três faixas de rolamento e a circulação será exclusiva para ônibus na faixa esquerda.

Por este trecho circulam, diariamente, 14 linhas de ônibus. Juntas, elas transportam mais de 42 mil passageiros. São 64 ônibus circulando por hora na pista externa da via.

Com essa medida, as duas pistas da Senador Saraiva (interna e externa) terão faixas exclusivas para ônibus. A operação exclusiva dos ônibus será permanente, de segunda a domingo, nas 24 horas do dia.

Esta iniciativa integra a política pública adotada pela Administração Municipal, que está empenhada em priorizar o transporte público e ampliar a sua eficiência, tornando o serviço mais competitivo. Com a expansão gradativa das faixas exclusivas na cidade, estamos priorizando a circulação dos ônibus e o deslocamento dos passageiros”. – afirma o secretário de Transportes, Vinicius Riverete.

“Os ônibus encontram diversos obstáculos no sistema viário, pela falta de disciplinamento na circulação. Ao definirmos um espaço exclusivo para a sua operação, reduzimos esses problemas. São esforços para aumentar a confiabilidade da operação das linhas e diminuir a disputa pelo uso do sistema viário com o restante dos veículos. As faixas exclusivas são facilitadoras para melhorar a qualidade da operação. Essa medida é essencial em áreas de risco de lentidões, sobretudo, nas áreas centrais e adensadas das cidades” – diz o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus