Ônibus

Ônibus no Distrito Federal perderam 50% dos passageiros

O sistema de ônibus do Distrito Federal teve a redução de cerca de 50% no número de passageiros transportados durante a pandemia da covid-19, segundo dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade. A média diária de embarques em março de 2020 era 1,244 milhão, caindo para média de 625 mil acessos por dia no mesmo período de 2021. Atualmente, a média diária em dia útil é de 892 mil acessos.

“Estamos sempre monitorando as operações para otimizar as linhas de ônibus e fazer as intervenções necessárias para melhorar o transporte público coletivo. Além disso, quando as solicitações dos usuários indicam a necessidade de alterar ou criar uma nova linha, a equipe da Semob vai a campo e avalia a demanda. Em muitos casos, atendemos as solicitações que chegam para nós”, afirmou o Subsecretário de Operações, Márcio Antônio de Jesus.

A pasta diz que introduziu as novas linhas 197.6 e 183.8 que começaram a funcionar no último dia 13 de setembro, facilitando o deslocamento interno em São Sebastião e o acesso dos moradores ao centro de Brasília. São 20 horários de viagens circulares passando pela Vila Nova, São Bartolomeu, Morro Azul e Complexo Educacional Zumbi dos Palmares, além de duas viagens como nova opção de chegada à Rodoviária do Plano Piloto, passando pelo Morro da Cruz, Bairro São Francisco e QI 23 via Ponte JK. Os moradores de São Sebastião também foram atendidos com o aumento de 60 viagens na linha 180.1, que liga a cidade à Rodoviária do Plano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus