Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Metrô de São Paulo inicia testes com CBTC na Linha 1-Azul

O sistema de sinalização CBTC – Controle de trens baseado em comunicação, presente nas Linhas 2-Verde, 4-Amarela e 5-Lilás, está em instalação nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha. O contrato foi assinado com a Alstom há 13 anos, e os trabalhos ainda seguem.

A novidade mais recente, de acordo com o relatório de empreendimentos mais recente da empresa, é que os testes dinâmicos estão em andamento no Pátio Jabaquara. No relatório passado, o documento havia informado que a “liberação de safety da Alstom concluída“.

Já sobre a instalação da nova tecnologia na Linha 3-Vermelha, de acordo com o documento, os equipamentos físicos estão em instalação. Os testes em fábrica do software do sistema CBTC ainda não iniciaram.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Mais trens e menor intervalo

O novo controle de trens promete reduzir o intervalo nas linhas, colocando mais composições por hora. O CBTC é mais moderno que a atual sinalização dos dois ramais mais antigos de São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus