Nesta quarta-feira, 15 de setembro de 2021, o Metrô retomou a implementação da via por onde vão passar os trens do monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária.
“As obras da Linha 17 fazem parte do programa Pró SP, que lançamos hoje, e que concentra todos os esforços de investimentos do governo para a retomada econômica do estado no pós-pandemia. São R$ 47,5 bilhões em recursos até 2022 em mais de oito mil obras”, afirmou o Vice-governador, Rodrigo Garcia.
A operação envolve o uso de um equipamento específico instalado próximo à estação Morumbi, chamado de “treliça lançadeira”, que vai fazer o lançamento de 129 vigas na região da Marginal Pinheiros até o início do próximo ano, de um total de 137 vigas que faltam para concluir as vias da Linha 17. Ao todo, a linha contará com 573 vigas, sendo que a maioria já foi instalada.
Cada viga é feita de concreto com 30 metros de comprimento por dois metros de altura, pesando 90 toneladas. As obras do trecho prioritário da Linha 17-Ouro contam com 7,7 km e oito estações entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, além da estação Washington Luiz.