O Ministério da Infraestrutura divulgou que recebeu mais pedidos protocolados por investidores interessados em construir e operar os trechos ferroviários, entre eles a Fazenda Campo Grande.
A empresa quer autorização para implantar um terminal intermodal em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, com sete quilômetros de extensão e investimento de R$ 322 milhões. É a segunda short line (segmento de menor extensão) prevista para o estado: outra, com oito quilômetros e R$ 100 milhões de investimentos previstos, foi proposta pela VLI, entre Perequê e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (TIPLAM), no Porto de Santos (SP).
De acordo com a pasta, são 13 projetos que representam R$ 67 bilhões de investimentos e 4,2 mil quilômetros de novos trilhos dentro do Setembro Ferroviário. Os pedidos estão sendo analisados pela equipe da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) sob a luz do Medida Provisória 1.065/2021.
Projetos:
- Água Boa/MT – Lucas do Rio Verde/MT: 557 km de extensão;
- Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão;
- Estreito/MA – Balsas/MA: 245 km de extensão;
- Shortline entre Perequê/SP – TIPLAN/Porto de Santos/SP: 8 km de extensão;
- Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão;
- Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405 km de extensão;
- Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 166 km de extensão;
- Cascavel/PR a Chapecó /SC: 286 km de extensão;
- Açailândia/MA – Alcântara/MA: 520 km de extensão;
- São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 420 km de extensão;
- Suape/PE – Curral Novo/PI: 717 km de extensão;
- Terminal Intermodal em Santo André: 7 km de extensão;
- Presidente Kennedy (ES) – Conceição do Mato Dentro/Sete Lagoas (MG): 610 km de extensão.