Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM Trens Regionais

Consulta pública do Trem InterCidades Eixo Norte é prorrogada

A Consulta Pública do Eixo Norte do Trem InterCidades (São Paulo-Campinas), além da concessão da Linha 7-Rubi da CPTM e da implantação do Trem Intermetropolitano entre Francisco Morato e Campinas foi prorrogada até o dia 15 de outubro de 2021. Até a data, podem ser consultadas as minutas do edital além do envio de sugestões.

A concessão será internacional, e o prazo de atuação da empresa será de 30 anos. A publicação do edital deve ocorrerá em dezembro e o leilão está marcado para abril de 2022. Trata-se de uma concessão patrocinada, e portanto, após o período de vigência, os ativos devem voltar ao poder público. O valor total de investimentos é de R$ 8,57 bilhões.

O que se sabe da concessão?

Trens novos e cedidos

A concessionária terá que realizar uma série de melhorias, como upgrade na sinalização, construção de novas estações na Lapa e Água Branca, que serão de integração com outras linhas. Deverá também comprar novos trens. Os comboios da série 9500 serão repassados para a operadora.

A nova empresa deverá adquirir 7 trens para o TIM, e deverá receber mais 8 trens da CPTM. Possivelmente os trens da série 7000/7500.

TIC

Os trens do serviço TIC – Trem InterCidades terão capacidade para em torno de 800 passageiros, e fará o trecho entre Campinas e São Paulo em 1 hora e quatro minutos. O valor de tarifa será definida por quilômetro, e não haverá integração tarifária para a Linha 7 e TIM. Serão comprados 15 trens elétricos pela nova concessionária, que poderão rodar até 140 km/h.

Dois pátios

Serão ainda construídos dois pátios, um na Lapa e um na Várzea Paulista. Haverá ainda bases de manutenção em Jundiaí e Campinas.

Tarifa do TIC

Foi estabelecido uma tarifa máxima de R$ 55,30 centavos. Os valores serão cobrados por quilometragem, sendo R$ 0, 3686 por km

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

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  • Renato, com todo respeito. O seu trabalho é ótimo! Obrigado!
    Mas, quanto a esta matéria, teria tanta coisa pra dizer, que prefiro ficar calado.
    Políticos sujos junto a empresários sujos levam a isso. Postergação e mais postergação… E por aí vai.
    Um projeto que poderia, com boa vontade durar dois anos, vai demorar quantos mesmo???
    Um lixo no planalto e um candidato a lixo em SP.
    Deus nos salve, nos ilumine e nos proteja (e longe das seitas que se dizem cristãs, só pra roubar o dinheiro dos desesperados).
    Iria, como disse no início, ficar calado. Mas algumas palavras que não consigo calar, passaram.
    Tudo de bom e sucesso. Para você e todos os que realmente amam este Estado e este País.

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