O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT, Rafael Vitale, destacou em uma postagem nas redes sociais da Agência, melhorias do sistema cremalheira, que permitirão ampliar a capacidade de transporte de milhares de toneladas de cargas ao maior porto da América Latina, o Porto de Santos.
O sistema é responsável pelo translado dos trens cargueiros entre o planalto, em Paranapiacaba, em Santo André na Região Metropolitana de São Paulo, e o Porto de Santos.
De acordo com Rafael, serão R$ 130 milhões de investimentos no processo de renovação da concessão. A capacidade da Cremalheira vai de 4,8 para 6,8 milhões de toneladas por ano:
#NoCaminhocomDG | O diretor-geral, Rafael Vitale, destacou as principais melhorias do sistema Cremalheira, que permitirão ampliar a capacidade de transporte de milhares de toneladas de cargas ao maior porto da América Latina, o Porto de Santos. pic.twitter.com/NxkxoR1LTu
— ANTT (@ANTT_oficial) August 20, 2021
A renovação contratual da MRS deve ainda ampliar a capacidade de cargas ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), que recebe 12,6 milhões de toneladas de cargas por ano. Além disso, as intervenções que serão feitas pela concessionária proporcionarão uma melhoria em todo fluxo logístico das ferrovias que chegam ao Porto de Santos.