Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP Agora

Ocorrência afeta a Linha 1-Azul do Metrô nesta segunda (2)

Atualizado às 20h53

Desde às 16h35, os trens da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo estão operando com velocidade reduzida e maior tempo de parada. De acordo com a operadora, uma interferência na via entre as estações Tiradentes e Luz, afeta a operação do ramal que liga o Tucuruvi e o Jabaquara.

O Metrô respondeu a um usuário que o problema em questão era com um equipamento de via, e que equipes de manutenção estavam no local:

Até as 16h50 desta segunda-feira, 02 de agosto de 2021, a operação não tinha sido normalizada. Depois por volta das 16h55, a empresa atualizou o status do problema, e informou que a ocorrência passava a ser de “segurança pública”.

Princípio de incêndio

Depois das 17h30, o Metrô de São Paulo informou que após uma falha no sistema de alimentação elétrica entre as estações Luz e Tiradentes, as estações no trecho de São Bento a Carandiru estão fechadas por segurança. As paradas fechadas são: São Bento, Luz, Tiradentes, Armênia, Tietê e Carandiru.

De acordo com a operadora, funcionários do Metrô com treinamento para combate a princípios de incêndio atuaram para debelar uma ocorrência desta natureza em uma falha de alimentação elétrica localizado nas proximidades de uma área de estacionamento de trens entre as estações Luz e Tiradentes.

A empresa já acionou o sistema PAESE – Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência, que são os ônibus gratuitos (40 veículos) para transportar os passageiros no trecho entre as estações Sé e Tucuruvi. Os passageiros estão sendo informados pelo sistema de som das estações e trens e pelas redes sociais do Metrô. A equipe de manutenção da operadora está atuando na solução do problema.

Já por volta das 17h50, os trens passaram a circulam por única via, nos 2 sentidos, entre Sé e Tucuruvi. Ônibus gratuitos atendem os passageiros entre neste trecho. Por segurança, estações estão com restrição de acesso.

Depois às 18h50, as estações foram fechadas novamente e as linhas 2-Verde e 3-Vermelha tiveram a operação prejudicada pelas restrições na Linha 1.

Por volta das 20h30, a operação começou a ser normalizada nas três linhas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus