Atualizado às 20h53
Desde às 16h35, os trens da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo estão operando com velocidade reduzida e maior tempo de parada. De acordo com a operadora, uma interferência na via entre as estações Tiradentes e Luz, afeta a operação do ramal que liga o Tucuruvi e o Jabaquara.
O Metrô respondeu a um usuário que o problema em questão era com um equipamento de via, e que equipes de manutenção estavam no local:
Olá Lucas, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada devido à falha em equipamento de via entre as estações Tiradentes e Luz. A manutenção trabalha no local
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) August 2, 2021
Até as 16h50 desta segunda-feira, 02 de agosto de 2021, a operação não tinha sido normalizada. Depois por volta das 16h55, a empresa atualizou o status do problema, e informou que a ocorrência passava a ser de “segurança pública”.
Princípio de incêndio
Depois das 17h30, o Metrô de São Paulo informou que após uma falha no sistema de alimentação elétrica entre as estações Luz e Tiradentes, as estações no trecho de São Bento a Carandiru estão fechadas por segurança. As paradas fechadas são: São Bento, Luz, Tiradentes, Armênia, Tietê e Carandiru.
De acordo com a operadora, funcionários do Metrô com treinamento para combate a princípios de incêndio atuaram para debelar uma ocorrência desta natureza em uma falha de alimentação elétrica localizado nas proximidades de uma área de estacionamento de trens entre as estações Luz e Tiradentes.
A empresa já acionou o sistema PAESE – Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência, que são os ônibus gratuitos (40 veículos) para transportar os passageiros no trecho entre as estações Sé e Tucuruvi. Os passageiros estão sendo informados pelo sistema de som das estações e trens e pelas redes sociais do Metrô. A equipe de manutenção da operadora está atuando na solução do problema.
Já por volta das 17h50, os trens passaram a circulam por única via, nos 2 sentidos, entre Sé e Tucuruvi. Ônibus gratuitos atendem os passageiros entre neste trecho. Por segurança, estações estão com restrição de acesso.
Depois às 18h50, as estações foram fechadas novamente e as linhas 2-Verde e 3-Vermelha tiveram a operação prejudicada pelas restrições na Linha 1.
Por volta das 20h30, a operação começou a ser normalizada nas três linhas.