Um financiamento do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina para obras de extensão da Linha 2-Verde foi aprovado, e o Metrô de São Paulo recebeu do diretório da instituição. Os valores são de US$ 550 milhões que ajudarão na ampliação da eixo metroviário que está sendo expandido até a Penha.
Esse recurso vai compor o orçamento para a expansão da linha, que chega a R$ 8,5 bilhões para a execução das obras, implantação de sistemas e compra de novos trens. “É um investimento exclusivo do Governo do Estado de São Paulo para melhorar a mobilidade e gerar empregos. Esse financiamento possibilita a continuidade desse importante projeto”, afirma Alexandre Baldy, Secretário dos Transportes Metropolitanos.
A linha 2 atualmente liga a Vila Madalena e a Vila Prudente. Quando chegar à Penha, vai acrescentar no atendimento mais de 320 mil pessoas/dia e evitará a emissão de milhares de toneladas de CO2 a cada ano, o que equivale à captura de carbono feita por 140 mil árvores ou 45 hectares da Mata Atlântica.