Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Metrô contrata equipamentos para sistema de sinalização CBTC

O Metrô de São Paulo, por meio do Diário Oficial do Estado, divulgação que está licitando o fornecimento de Conectores para o sistema CBTC.

De acordo com a publicação oficial, o Edital completo encontra-se disponível nos sítios www.bec.sp.gov.br, www.imesp.com.br e www.metro.sp.gov.br. A sessão pública do Pregão será realizada no endereço eletrônico
www.bec.sp.gov.br, no dia 03/09/2021 às 09h00.

O sistema de sinalização está em operação na Linha 2-Verde, e em implantação nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha. O Prazo para implantação é de 2022, e a contratação se deu na década passada.

A tecnologia oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus