Concessão da Linha 6 do Metrô pode ser cancelada

Publicação do jornal “Valor Econômico” informa que transferências de concessões podem ser anuladas pelo o Supremo Tribunal Federal (STF). A Suprema Corte pode considerar inconstitucional a transferência de concessões de uma empresa para a outra. Segundo o texto, outras concessões podem ser afetadas como no setor de energia e rodovias.

As obras da Linha 6 estão em curso por meio da empresa espanhola Acciona, que adquiriu a participação na concessão da Move São Paulo (formado por Odebrecht, Mitsui, UTC e Queiroz Galvão).

O relator do caso, o ministro Dias Toffoli, em seu voto, não apenas considera inconstitucional a transferência da concessão de uma empresa para outra, mas ainda dá um prazo de dois anos para que as operações realizadas sejam desfeitas e que uma nova licitação seja realizada no lugar.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo afirmou em nota ao jornal que “acredita e confia que a ADI será julgada improcedente, dada a existência de ampla doutrina moderna, além de jurisprudência de Tribunais de Contas, citados na análise jurídica da transferência do contrato da Linha 6.”

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus