A cidade que usou os sistemas de corredores de ônibus como vitrine, agora está articulando sua segunda linha de Metrô, após a superlotação dos transportes de baixa capacidade.
O consórcio Unión Temporal Movius, que é liderado pela Systra, estabeleceu um contrato para projetar a segunda linha do metrô de Bogotá. O eixo deve ligar Chapinero, Barrios Unidos, Engativá e Suba, com 15,8 km de extensão e 13,5 km subterrâneo, percorrendo túneis com 7 metros de diâmetro. Haverá 1,9 km no nível do solo e uma seção elevada de 0,4 km da linha.
Onze paradas serão construídas na linha, que serão operadas com trens sem condutores. Quando inaugurada, deve transportar até 45.000 passageiros por hora e por sentido. O orçamento para construção é de 13 trilhões de pesos (US $ 3,6 bilhões). A previsão de licitação é para 2023.
Atualmente a Linha 1 está em construção no nordeste da capital colombiana, e ambas as linhas serão interligadas com a rede TransMilenio de Bus Rapid Transit (BRT) e a linha de bonde RegioTram del Norte. A Linha 1 de 24 km está sendo construída em três etapas e deve ser concluída em 2025.