Monotrilho

Baldy promete anunciar retomada da Linha 17 até a estação São Paulo-Morumbi

Em palestra na semana passada na ACSP – Associação Comercial de São Paulo, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, informou que deve anunciar nos próximos dias a retomada do projeto de extensão do monotrilho da Linha 17-Ouro da estação Morumbi até São Paulo Morumbi, chegando na Linha 4-Amarela do Metrô.

O titular da pasta revelou algo que até então era pouco conhecido: o fato de um empreendimento construído na região, ser um impeditivo de tocar o trecho, que era antes tratado como segundo eixo a ser erguido, até antes mesmo do segmento até o Jabaquara.

Outra novidade, que talvez traga um bom movimento para o monotrilho, é o atendimento da Linha 17 no Paraisópolis, que é caminho entre as duas estações que levam o nome de Morumbi.

Bueno Netto

Estação Panamby

A linha 17-Ouro do monotrilho está em obras, no trecho entre o Aeroporto de Congonhas, a estação Jardim Aeroporto e a estação Morumbi, na Linha 9-Esmeralda da CPTM e na Marginal Pinheiros.

A chamada fase 2 corresponde ao trecho entre as estações Jardim Aeroporto e a estação Jabaquara. Já a chamada fase 3 será entre o Morumbi e a estação São Paulo-Morumbi. O governo estadual busca “há 20 meses” uma solução para tirar do papel pelo menos uma das cinco estações do terceiro trecho.

Será a Estação Panamby vinculada ao complexo do Parque Global. Nos últimos dias um seguidor do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, questionou o titular da pasta sobre o projeto. “Estamos buscando há 20 meses uma empresa que pudesse realizar a obra citada”, respondeu o secretário.

De acordo com o site Metrô/CPTM, entre a estação Morumbi e a futura Panamby resta apenas 300 metros de via, já que está sendo erguido cerca de 900 metros de vigas-trilho após a estação terminal da Linha 17 na Marginal Pinheiros.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios