Em palestra na semana passada na ACSP – Associação Comercial de São Paulo, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, informou que deve anunciar nos próximos dias a retomada do projeto de extensão do monotrilho da Linha 17-Ouro da estação Morumbi até São Paulo Morumbi, chegando na Linha 4-Amarela do Metrô.
O titular da pasta revelou algo que até então era pouco conhecido: o fato de um empreendimento construído na região, ser um impeditivo de tocar o trecho, que era antes tratado como segundo eixo a ser erguido, até antes mesmo do segmento até o Jabaquara.
Outra novidade, que talvez traga um bom movimento para o monotrilho, é o atendimento da Linha 17 no Paraisópolis, que é caminho entre as duas estações que levam o nome de Morumbi.
Estação Panamby
A linha 17-Ouro do monotrilho está em obras, no trecho entre o Aeroporto de Congonhas, a estação Jardim Aeroporto e a estação Morumbi, na Linha 9-Esmeralda da CPTM e na Marginal Pinheiros.
A chamada fase 2 corresponde ao trecho entre as estações Jardim Aeroporto e a estação Jabaquara. Já a chamada fase 3 será entre o Morumbi e a estação São Paulo-Morumbi. O governo estadual busca “há 20 meses” uma solução para tirar do papel pelo menos uma das cinco estações do terceiro trecho.
Será a Estação Panamby vinculada ao complexo do Parque Global. Nos últimos dias um seguidor do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, questionou o titular da pasta sobre o projeto. “Estamos buscando há 20 meses uma empresa que pudesse realizar a obra citada”, respondeu o secretário.
De acordo com o site Metrô/CPTM, entre a estação Morumbi e a futura Panamby resta apenas 300 metros de via, já que está sendo erguido cerca de 900 metros de vigas-trilho após a estação terminal da Linha 17 na Marginal Pinheiros.
1 comentário