Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Baldy cita extensão da Linha 11 da CPTM em Mogi em concessão

Em entrevista a Rádio Bandeirantes, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, falou sobre estudos de concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

O titular da pasta informou, como anteriormente, que há análises, mas dessa vez mencionou uma possível extensão da Linha 11 “até o extremo da cidade de Mogi das Cruzes“. Falou também de reformas da estação Guaianazes e extensão da Linha 12 até Itaquaquecetuba.

Cesar de Souza

Em 2011, a CPTM chegou a fazer um relatório técnico para a concretização do projeto orçado, naquele momento, em R$ 37,5 milhões. A estação Cesar de Souza fica distante em cerca de 4 km do terminal Estudantes. Seriam acrescidos cerca de 9% no volume de passageiros na Linha 11. Mas o projeto não estava mais nos planos da companhia, por considerar “inviabilidade técnica”.

“A CPTM informa que existe uma inviabilidade técnica para levar a Linha 11-Coral até César de Souza, visto que o trecho em questão é uma faixa de domínio sem eletrificação e designada apenas para o transporte de cargas”. –  disse nota da Companhia ao Via Trolebus em abril de 2020.

A estação foi inaugurada em 1893, já pela Central do Brasil. Homenageia João Augusto Cezar de Souza, chefe da 5a divisão da Central em 1890. Deu origem ao bairro com o mesmo nome.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus