TCU aprova concessão das Rodovias Dutra e Rio-Santos

YouTube video

A concessão da rodovia Presidente Dutra em conjunto com parte da Rio-Santos foi aprovada em plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) no que se refere a estudos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, trata-se da última etapa antes da publicação do edital de concessão, com previsão de ocorrer no quarto trimestre deste ano.

No total, estão previstos R$ 14,8 bilhões em investimentos por parte da iniciativa privada para ampliação de capacidade, com duplicações, implantação de terceiras e quartas faixas, vias marginais, entre outras melhorias.

Na Dutra são 364 quilômetros de pistas entre o município de Seropédica (RJ) e o entroncamento com a BR-381/SP-01 (Marginal Tietê), em São Paulo (SP). Enquanto na Rio- Santos, são 271,7 quilômetros, desde o município do Rio de Janeiro (RJ) até Ubatuba (SP).

Entre as principais melhoras está a implantação da nova subida para Serra das Araras, na BR-116/RJ. O trecho de 16,2 quilômetros está localizado entre Piraí e Paracambi, ambos no Rio de Janeiro, e atualmente possui um alto índice de acidentes. O projeto também determina a implantação de quatro pontos de parada e descanso para caminhoneiros – três na BR-116/RJ/SP e um na BR-101/RJ/SP. Além disso, outros R$ 10,7 bilhões serão utilizados para serviços de operação, ao longo de um contrato com 30 anos de duração.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus