A cidade de São Paulo traça como meta a construção de 90 quilômetros de vias exclusivas para o transporte coletivo por ônibus, entre sistema de Bus Rapid Transit – BRT, corredores e faixas exclusivas. O poder público quer ainda introduzir 4.000 novos coletivos, sendo que 2.600 seriam elétricos.
As informações contam no Diário Oficial do município desta quinta-feira, 1º de julho de 2021, e as metas são entre os anos de 2021 e 2024.
BRT
Sobre o sistema de BRT, a prefeitura quer tirar do papel dois eixos na Zona Leste, sendo um deles na Radial Leste e o outro na Avenida Aricanduva. Há ainda obras de implantação, requalificação e extensão de estruturas existentes:
- Corredor Itaquera-Líder;
- Corredor Celso Garcia;
- Corredor Itaim – São Mateus;
- Corredor Miguel Yunes;
- Corredor Nossa Senhora do Sabará.
Existe também a expectativa de implantação de 50 quilômetros de estruturas em outras regiões, além de aumentar em 420 quilômetros a extensão de vias atendidas pelas linhas de ônibus.
Novos ônibus
O poder público quer que as concessionarias adquiram 4.000 novos ônibus, sendo que 2.600 seriam 100% elétricos. Há ainda a estimativa de implantar quatro novos terminais, sendo:
- Terminal Jardim Miriam;
- Novo Terminal São Mateus;
- Novo Terminal Itaquera;
- Terminal Itaim.
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