O projeto Caminhos da Escola tem como objetivo promover a segurança no trânsito e o desenvolvimento infantil em áreas ao redor de diversas escolas. Quem comanda o projeto é a Prefeitura de Fortaleza, com apoio da Parceria por Cidades Saudáveis da Fundação Bloomberg. Até o fim do mês, mais de 3.750 alunos vão poder participar do projeto.
A área vai passar por uma readequação de velocidade para garantir um trajeto mais seguro aos estudantes. Também será construido novas calçadas e ampliação das que já existem, além também de ilhas de proteção para pedestres e mais 20 faixas de pedestres. Haverá também criação de lombadas, bancos, pinturas lúdicas para crianças e uma sinalização especial.
Esse projeto nasceu a partir de dados da pesquisa realizado pela OMS, que mostra a principal causa de morte entre crianças de 5 a 14 anos no mundo, infelizmente acidentes de trânsito.
No final de 2019 foi implantado o primeiro projeto piloto bairro Cristo Redentor. Inicialmente aconteceu de forma temporária, mas ao longo do tempo, foi possível transformar 1000m² em um espaço mais seguro e atrativo para estudantes e para pessoas que transitam pela região.
(Fonte: Prefeitura de Fortaleza)