A Siemens Mobility foi responsável por cuidar da modernização da rede de energia dos trens da Trensurb, que foi concluída no fim de junho. Foram diversos serviços implementados, como por exemplo, atualização e padronização de componentes tecnológicos e também a implantação de sistema de proteção integrado na rede de energia de tração.
Antigamente, o sistema de energia elétrica contava com cinco modelos diferente de relés de proteção nas cabines de seccionamento, porem agora, a Siemens colocou relés elétricos, tornando a Trensurb a primeira operadora ferroviária do mundo a contar com o novo modelo, que garante mais segurança aos operadores, e identifica falhas com mais antecedência, o que da tempo de romper a corrente antes.
“A modernização dos relés de proteção dos alimentadores de via, instalados nas subestações de tração e cabines de seccionamento e paralelismo, proporcionam uma redução do impacto operacional quando ocorrem avarias nos motores de tração dos trens e na rede aérea de energia”, afirma o diretor de Operações da Trensurb, Luis Eduardo Fidell.
Outra mudança interessante foram os serviços de instalação de um sistema de proteção complementar, conhecido com intertripping. Esse processo garante que o primeiro relé a identificar a falha, comanda a interrupção da corrente imediatamente.
“Cada trecho da rede aérea recebe energia através de um disjuntor ao norte e outro ao sul. O sistema intertripping consiste em um conjunto de dispositivos que fazem a comunicação de falhas entre os relés de subestações e cabines vizinhas de maneira muito rápida. Com esse sistema, um relé envia o sinal de trip para abrir o respectivo disjuntor e também o que está na cabine ou subestação vizinha na outra extremidade do trecho de rede aérea ”, explica Custódio
(Fonte: Trensurb)