Texto em atualização
Os ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM decidiram por adiar a greve que atingia as linhas operadas pela estatal. Segundo as primeiras informações apuradas pelo Via Trolebus os serviços podem ser retomados nas próximas horas. A CPTM deve pagar uma parte do PPR em agosto e o restante em janeiro, segundo informações apuradas.
Os sindicatos que representam os trabalhadores pediam reajuste de 6,22% além do pagamento da PPR de 2020. O ferroviário trabalhou toda a pandemia e se dedicou, já no ano passado a empresa não reajustou o salário e agora querem isso de novo, mas tudo aumentou, como os ferroviários vão ter condições de viver sem saber se vão conseguir pagar as contas”, informou a nota de uma das entidades.
Já a CPTM informou que “mantém salários e benefícios rigorosamente em dia – salário médio de R$ 6.500,00, mesmo tendo sido duramente afetada pela queda na demanda de passageiros durante 2020 e todo o ano de 2021″. A companhia chegou a acionar o sistema PAESE, com ônibus gratuitos, para cobrir trechos afetados pela paralisação.
Operação parcial nesta quinta
A operadora montou um esquema de contingência e parte das linhas operam em trechos. Por volta das 17 horas, as linhas estavam operando da seguinte forma:
- Linha 7-Rubi: Operação parcial entre Caieiras e Palmeiras-Barra Funda;
- Linha 8-Diamante: Operação parcial entre Barueri e Palmeiras-Barra Funda;
- Linha 9-Esmeralda: Inoperante;
- Linha 10-Turquesa: Operação parcial entre Santo André e Tamanduateí;
- Linha 11-Coral: Operação normal entre Estudantes e Luz;
- Linha 12-Safira: Operação normal entre Calmon Viana e Brás;
- Linha 13-Jade: Operação normal entre Aeroporto Guarulhos e Engenheiro Goulart.