Ônibus

Brasília: transporte coletivo do DF terá novas formas de pagamento na passagem

Para facilitar o controle operacional das linhas e também melhorar a mobilidade dos passageiros, haverá uma modernização nos coletivos com novos equipamentos. A mudança será feita pela pela Secretaria de Transporte e Mobilidade. Esses equipamentos fazem parte do Sistema Inteligente do Transporte (SIT) e do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).

Essa mudança positiva tem como objetivo melhorar o controle em tempo real da frota em serviço, ou seja, ter acesso as informações de movimentação dos usuários e bilhetagem eletrônica. E claro, oferecer diversas formas de pagamento da passagem.

Além do cartão mobilidade, os passageiros agora poderão utilizar o cartão de débito ou crédito para transpor a catraca. Haverá também outra opção pelo reconhecimento de QR code, comprovando o pagamento da passagem no banco (através do APP ou do PIX). Vale ressaltar outra vantagem: em caso de perca do cartão e o passageiro solicite o bloqueio e houver uso indevido de qualquer modelo de cartão de transporte, o bloqueio é feito imediatamente.

“Os novos equipamentos vão possibilitar a transmissão de dados em tempo real, facilitando o controle operacional das linhas e horários dos ônibus. Também irão criar facilidades para o usuário pagar pela passagem com diversos meios ou mesmo para adquirir créditos para viagens futuras, além de aumentar a segurança com a redução da circulação de dinheiro nos ônibus”, explicou o secretário Valter Casimiro.

As operadoras terão prazo de 210 dias para instalar os novos equipamentos. Todos os ônibus deverão ter os GPS e dispositivo de transmissão e recepção de dados através da internet. Haverá também uma câmera para reconhecimento facial e leitores de QR Code. Todos os contratos de aquisição dos equipamentos serão analisados pela Semob.

“Teremos dados mais rápidos sobre o tempo de viagem, a lotação dos ônibus e o itinerário percorrido, que são informações importantes não apenas para a fiscalização como também para o planejamento do transporte coletivo”, disse Ricardo Leite de Assis subsecretário de Fiscalização da Semob.

(Fonte: Semob)

Sobre o autor do post

Carla Rodrigues

Via Trolebus